NOSSA CAMPANHA

NOSSA CAMPANHA

terça-feira, 26 de novembro de 2013

IBBNR - 02 - PERPLEXIDADE! 29/11/2013

29 de outubro -
11 de novembro 2013
- PERPLEXIDADE! 
Quantas coisas aconteceram! Quantas surpresas e quantos desafios! E até o momento estou na mais absoluta perplexidade!
Vou resumir, assim os leitores poderão acompanhar comigo.
1) O Pr. José Vieira Rocha esteve na Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel, pregando. Antes, visitou o meu gabinete e viu a foto do matão do terreno. Disse: "vocês precisam de uma capela". Eu falei: "Já tive inúmeras promessas; hoje não peço para mais ninguém". Ele falou: "Falarei com o Pr. Arídio Pinto Barreto, da Primeira Igreja Batista do Itaim Paulista".
2) O Pr. Vieira marcou uma entrevista para a quinta-feira da semana seguinte e lá fomos. O Pr. Arídio recebeu-nos muito bem, disse que havia vários pedidos e salientou o valor do pedido do Pr. Vieira. Colocou-nos, entretanto, que, conquanto ganhássemos a capela, teríamos um custo para preparar uma laje. Eu titubeei. Mas marcamos uma visita no terreno.
3) Lá fomos. O Pr. Arídio verificou que o terreno possui topografia irregular e que só teríamos 2 possibilidades: ou construir perto do muro ou derrubar a chamada "casa 2", deixando a capela no alto. Mas que gastaríamos uns R$40 mil reais para fazer a laje. Imediatamente desisti. Os pastores Arídio e Vieira instaram para que eu não desistisse. Oraram por mim. Eu estava amedrontado, não querendo novamente entrar naquele desgastante processo de campanha e construção. Mas eles me incentivaram muito, tanto ali quanto durante a viagem de volta.
4) O Pr. Arídio esqueceu sua jaqueta em meu carro e eu tive que levá-la à sua igreja. Lá ele decidiu em seu coração doar 36 bancos de madeira para a nossa futura capela, bancos que trocou de sua igreja.
5) Na sexta-feira, dia 1 de novembro, recebi em minha casa a Profa. Nicéa de Souza, do Rio de Janeiro. Ela trouxe de sua sobrinha, Irmã Denise Carvalho, uma oferta para a laje da futura capela. E deu-nos outra de igual valor, também com essa intenção.
6) No sábado, 2 de novembro, realizamos na Igreja Batista Vida Nova o 6o. Encontro da OPBCB. Ao final da reunião, quando cada pastor testemunhava algo de seu ministério, eu fi-lo sobre a questão da capela. No término de minha fala de 5 minutos, o Pr. Eurípedes foi à frente, sensibilizado, comprometendo-se a ofertar para o ano um valor, e conclamou os colegas a fazer o mesmo. Resultado: uma promessa de R$10 mil reais. O tesoureiro da OPBCB também propos que o saldo da oferta do almoço fosse encaminhado para esse propósito. Perfez 11 mil em promessas de oferta!
7) Na quinta-feira passada, ao visitar o Dr. Sylvio de Souza em Santos, este ofertou para a laje da capela outra quantia.
8) Na sexta-feira o irmão Hélio, da Igreja Batista Vida Nova, ofertou-nos outra quantia.
8) RESULTADO: R$2.000,00 JÁ OFERTADOS
R$ 11.000,00 PROMETIDOS
E ATÉ O MOMENTO EU NADA PEDI, SENÃO PARA DEUS!
9) Durante esse processo a minha fé, que era quase inexistente devido aos múltiplos dissabores ao longo do tempo (eu poderia ter construído uma rua inteira se todas as capelas prometidas tivessem sido entregues!), foi amadurecendo. As experiências do Pr. Arídio e do Pr. Vieira fortaleceram-me o espírito. E ao ver ofertas chegarem sem terem sido solicitadas e o que aconteceu no encontro da OPBCB com uma promessa volumosa como aquela, então eu compreendi: Deus decidiu nos dar essa capela. Bendito seja o seu nome!
Eu achei 3 fotografias da construção de capelas, feitas por esses americanos voluntários, que deixam a América uma vez por ano e gastam suas vidas erguendo templos de madeira para pequeninas igrejas e missões:




O QUE O SENHOR NOS DARÁ ATRAVÉS DOS
VOLUNTÁRIOS
Nos dará uma capela de madeira, de fino acabamento, montada, com toda a parte elétrica, telhado, um bom espaço etc. Há a de 12m por 9m e, acredito, a de 16m por 10m. Estamos orando pela segunda.
O QUE A IGREJA PRECISA TER PARA RECEBER
ESSA CAPELA
Precisa da PLATAFORMA onde ela será erguida. Como o nosso terreno é absolutamente irregular, Não temos essa plataforma. Temos ESPAÇO, mas para isso temos que fazer uma LAJE. Oras, a laje pode ser baixinha, sem uso na parte de baixo, ou alta, proporcionando espaço para salas futuramente. Já que teremos que gastar com laje, então que ela tenha condições de um bom uso posterior na parte de baixo. E já que temos que construir, que o façamos com plataforma maior, para que acomode a capela maior.
QUANTO CUSTARÁ?
Não sabemos. Nem sabemos como seria isso. PORÉM na quarta-feira o construtor irá visitar a propriedade com o Pr. Arídio, o Pr. Vieira e eu. E lá ele dirá: vocês precisam disso e daquilo, eu construo por tanto.
QUAL A PERSPECTIVA (QUE PODE MUDAR)?
O preço corrente nas nossas conversas é algo em torno de R$40.000,00. Uma fortuna para nós, levando-se em consideração que o orçamento da igreja não ultrapassa a casa dos 7 mil mensais, com 15 bolsos contribuintes. CONTUDO, com os recentes acontecimentos, estamos verificando a ação do Senhor, encaminhando a igreja para receber essa capela.
QUANDO OS AMERICANOS VIRÃO? QUANDO A PLATAFORMA PRECISA ESTAR PRONTA?
Eles virão em junho de 2014, em um grupo de cerca de 25 voluntários. Erguerão a capela em 12 dias. Nesse tempo TUDO TEM QUE ESTAR PRONTO. Assim, creio que até ABRIL teremos que ter a plataforma pronta! Quando eles aqui estiverem daremos toda a alimentação necessária. Eles pagarão seu próprio hotel. E a PIB do Itaim Paulista cederá um ônibus de transporte hotel/igreja.
COMO A IGREJA LOCAL CONTRIBUIRÁ?
Deus nos está conduzindo a uma CAMPANHA DE QUOTAS. Cada crente local é o mais interessado e responsável por essa plataforma. Uma idéia plausível é: cada um de nós, da Boas Novas, responsabilizar-se por uma quota de R$1.000,00 (no mínimo), a ser recolhida em 10 prestações de R$100,00. Com isso levantaremos 15 a 20 mil reais para erguer a plataforma. Há 2 ou 3 irmãos da igreja que podem dar mais que 1 quota. Destes nós esperamos pelo menos 2 quotas de contribuição.
O CONSTRUTOR PARCELARÁ?
Não sabemos! Mas PRECISAMOS! Em havendo o parcelamento, nós pagaremos no maior número de prestações possível.
E PARA OS AMIGOS DA BOAS NOVAS QUE
DESEJAREM AJUDAR?
A mesma ação. Na suposição de que o Espírito Santo desperte amigos da BOAS NOVAS que queiram efetivamente contribuir para o erguimento da laje, o convite é de que sejam QUOTISTAS: Uma quota R$1.000,00, em 10 parcelas de R$100,00, a começar em DEZEMBRO. Uma ou mais, segundo o que o coração pedir e o Senhor sugerir.
Mas isto AINDA NÃO É UM PEDIDO.
É um compartilhamento. Contudo, se nesse compartilhamento o Senhor estiver despertando aqueles que Ele deseja unir nesse afã, quem sou eu ou quem é a Boas Novas para dizer: não? Nós dizemos: amém, seja bem-vindo aos quotistas da laje! Bastará escrever-me em PARTICULAR, colocando no assunto: BOAS NOVAS, CONTE COMIGO, e eu lhe darei dados sobre isso EM PARTICULAR.
Em sã consciência eu jamais desejaria voltar a esse tempo (quem nos conhece lembra bem da luta que tivemos para comprar o terreno). O Espírito Santo está conduzindo essa questão. E sem nenhum pedido de capela ou recursos, já temos a capela, já temos a bancada (talvez já tenhamos uma mesa de som grande e usada) e já temos 2 mil reais. Agora é ver o que Deus fará.
OREM POR NÓS!
Pastor Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel em Carapicuíba, SP
imagens do terreno:

Nenhum comentário:

Postar um comentário